terça-feira, 8 de setembro de 2009

Segunda, 27 de Julho - 2ª parte

Com as nossas mochilas todas iguais e os nossos sorrisos simpáticos não passamos despercebidas.
No metro, Cris repara em duas jovens, aliás no seu crachá. Como hoje não andamos identificadas, elas não percebem de imediato a razão de cinco sorrisos se concentrarem nelas, até que uma, solta um Ho à Whoopi Goldberg, apontando para o crachá. Saem de propósito na mesma estação que nós só para nos conhecerem. É a Erika e -ooppps já não me lembro do seu nome ...sorry :( - São de Nova Iorque.
- Hiiiiiiiiiiiii ! It's so good to meet you!
- To us too. Where do you come from ?
- Portugal? hooooooooooo
É mais a poliglota da Beta que fala e com um à vontade....Oh yeahhh !!!
A Cris também vai encaixando umas palavras. Eu compreendo quase tudo mas limito a balbuciar umas palavritas. Miri e AnaS falam primeiro em português e depois de ficarem muito admiradas com o facto de elas não entenderem a nossa língua (como é possível?), lá vão tentando outras línguas. Miri lá vai tentando um "trois" ou um "oui, oui" e depois lembra-se que afinal é mais "three" "yes yes"
Que salgalhada!!!!!
Combinamos visitar o Palácio de Versalhes juntas na próxima quarta-feira, às 9h na entrada.
Atenção, atenção, troca de contactos, entregámos os nossos primeiros Dumbos! Hoooooooooo!!!
No Louvre, plano B para mim e para a Beta, uma vez que o visitámos recentemente. Ficámos bastante tempo a esplanadar. Beta toma um refrescante Perrier com groselha. Eu observo à minha frente um pequeno hall coberto por onde entram várias pessoas idosas... e de onde saem pessoas novas... Que estranho! A situação repete-se várias vezes. Agora é um ancião com duas canadianas a arrastar-se a muito custo. O tempo passa e nenhum idoso sai... só novos. Queres ver que já existe uma máquina automática de rejuvenescimento e não me disseram nada? Já estou a apalpar no bolso das calças uns trocos. Depois reparo numa avozinha que tira notas de um cartaz que está afixado à entrado do hall. Ah, já sei há missa no Louvre! Não há espaços de culto nos aeroportos? Porque não também no Louvre? Salto da cadeira... A curiosidade estrangula-me por dentro. Espanto. Afinal é uma sala de cinema com sessões grátis... que os idosos apreciam muiiiiiiiito (horas a fio) e a que os novos dão apenas uma olhadela.....
Depois vamos lá para fora. O sol por vezes queima, mas o Arafat da Beta salva-me. Só virtudes, este Arafat!
- Djéééééésus ! Que calor! - desafa ela
A única coisa que gostaria de ter visto hoje é a pedra Moabita, que se situa na ala Sully, (Antiguidades)
A PEDRA Moabita, ou de Mesa, foi descoberta, em 1868. Ela tinha quase 3.000 anos. Era uma peça de basalto negro polido,
O rei Mesa, de Moabe, erigiu a Pedra Moabita em homenagem a seu deus, Quemós, com o fim comemorar a libertação de Mesa do domínio de Israel, que, segundo ele, durou 40 anos e foi permitido por Quemós, porque este estava "irado com sua terra". Considera-se em geral que essa revolta de Moabe relaciona-se com os eventos registrados no terceiro capítulo de 2 Reis.
Além da Bíblia, este é, provavelmente, o mais antigo registro do uso do nome divino, sob a forma do tetagrama YHVH
Reencontro com as meninas. Estão rooooootaaaas ! Mas é um marco histórico. Elas já estão rendidas aos encantos de Paris. Cris já se está a ver a viver aqui. Estica os braços como se pudesse abraçar a cidade-luz de uma vez só....
Hoje á noite, vamos às compras. Precisamos urgentemente de uma sopa. Já estamos ensopadas de sandes até ao tecto!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário