sábado, 5 de setembro de 2009

Segunda, 27 de Julho - 1ª parte







Le matin, au petit déjeuner, des petits croissants tous chauds et des pains aux chocolats, que c'est mimi!

Num "bureau de tabac" comprámos uma caderneta de bilhetes, será para nós a opção mais económica uma vez que só dispomos de dois dias e meio para visitar Paris.
No autocarro, um senhor diz-nos que os nossos bilhetes dão para andar em qualquer transporte público num período de uma hora e meia. Manda-nos sair na estação de comboios errada. Apanhamos outro autocarro que nos deixa na estação certa. Passámos pelo palácio de Versalhes e pela praça do mercado, graciosa no seu estilo arredondado. Sem acharmos que é preciso confirmar alguma informação, entramos no comboio que nos levará a Paris. Metemos um pouco de conversa com um casal de brasileiro.
- Se um dia quiserem ir a Rio Grande...

Paris recebe-nos com chuva....
Paris, cidade-luz, é inevitável não exibir a sua imponência..Primeiro, a gloriosa Academia das Letras, depois L'Opéra. de Garnier...



No rés-do-chão, ficam "les foyers", espaços concebidos para passeio e entretenimento dos espectadores.... Enormes salões de baile em que imperam os dourados, os lustres....o jogo dos espelhos em que o reflexo da nossa imagem se desmultiplica até atordoar.

As lareiras são de uma dimensão colossal. Nós somos do tamanho das muitas canhotas que provavelmente terão lá ardido..... É a visão em grande dos gauleses...

- Música Maestro!
Miri e Beta aprontam-se a dançar uma valsa.

Uma enorme escadaria central conduz-nos aos camarotes. Queremos uma fotografia à Evita Peron. Acenamos, condescendentes para um público rendido às cinco magníficas. Os flashes disparam por todos os lados. Não, não, entrevistas, hoje não!

A sala de espectáculo é profundamente escarlate e iluminada por um enorme lustre de cristal, humanizada pelos frescos de Marc Chagall. 1900 lugares sentados. Saltámos para a próxima frisa. Que ricos cadeirões de veludo!
Fomos dar uma espreitadela na butique. Ah, máscaras de Veneza!
- As senhoras marquesas chamaram?
- Sim, Ambrósio, quando começa o espectáculo?....Ah é verdade, apetecia-nos algo...

Uma rápida paragem numa cafetaria a caminho do metro para comprar cada nosso meio-Kebab

Já vamos a caminho do Louvre...



Sem comentários:

Enviar um comentário